Histórico da Instituição

UM POUCO DA HISTÓRIA

 
Sua história vem fundamentada nos sonhos de sua fundadora Drª Edna Esther Prata de Faria uma paulista que vindo para Goiás com 15 anos juntamente com seus pais que fora transferido da Estrada de Ferro Mogianna de São Paulo para a estrada de ferro do Estado de Goiás. Aqui casou com Júlio Estrela de Faria, formou família, voltando estudar aos 50 anos de idade, e com 54 anos de idade, prestou seu 1º vestibular na UCG-GO como psicóloga, formando aos 60 anos em 1983.
 
Desenvolvendo seu trabalho como psicóloga e educadora junto a Associação Pró Melhoramentos do Setor Pedro Ludovico com as pessoas carentes e respectivos filhos, que até então estudavam na escola da referida Associação do bairro. Por problemas políticos e de saúde do então presidente Srº Manuel Guarda, teve que fechar este trabalho. Atendendo aos pedidos dos pais, foi onde se iniciou todo trabalho de se criar uma nova unidade escolar, efetivando assim, o Centro Educacional Pirlimpimpim.
 
Sua razão social é Escola Estrela e Prata LTDA, tendo como nome fantasia Centro Educacional Pirlimpimpim devido ao pó mágico existente no Sítio do Pica-pau Amarelo escrito por Monteiro Lobato, em suas histórias infantis, que tanto fantasiou a vida da Drª Edna Estrela Prata Faria, acrescentando-lhe a condição de viajar pela imaginação através das histórias lidas do hoje autor preferido das crianças Monteiro Lobato.
 
Nos seus 26 anos de fundação sempre se manteve no mesmo endereço e foi enfrentando vários problemas pelo seu pequeno espaço físico, sob a administração da Drª Edna Ester e Coordenação de Judith Estrela Prata que em 1989, quando a fundadora oficial, passou todo seu exercício a sua filha e Pedagoga Judith Estrela Prata. Apesar dos altos e baixos que a nova direção enfrentou com a mudança de direção a de não aceitação de muitos pais, a nova diretora trabalhou com garra e determinação, na opção de dirigir a referida instituição.
 
Hoje já se passaram mais de 20 anos de seu trabalho como diretora nesta escola. Tendo vivido uma administração autoritária, hoje defende uma gestão participativa em que pais, professores, alunos, serventes, secretárias e prestadores de serviços, todos desenvolvendo sua função maior que é o empenho de se fazer um trabalho transparente, e formativo no educando e que suas metas e objetivos sejam alcançados com as famílias dos educandos. Com esse jeito de trabalhar, os pais passaram a ter uma nova visão, um novo jeito de olhar o trabalho da direção/gestão, coordenação e professores desta Escola.
 
O Centro Educacional Pirlimpimpim conquistou um novo espaço físico, situado na Rua: 1019, Setor Pedro Ludovico, bem próxima a unidade I, pioneira do bairro. Tem uma excelente cotação junto a comunidade onde está inserida e continua na luta para alcançar novas metas dos objetivos já traçados.